AGRADECIMENTO


O Projeto de lei de criação da UNIPAMPA, em maio/2006, abriu espaço de trabalho e trouxe a expectativa de podermos atuar no desenvolvimento da metade sul do estado. Com o lançamento do projeto, esperanças pessoais e sociais integraram-se, assumindo todos as incertezas e a ousadia de um projeto de criação de uma nova Universidade Federal, tutelada por duas outras Instituições Federais. A estabilidade, no entanto, seria conquistada com a aprovação do projeto de lei, em janeiro de 2008, e com ela o desafio de integrar as unidades em um grupo denominado legalmente de Universidade Federal do Pampa. 

Consolidar essa instituição significa rever constantemente os passos dados nesse curto e intenso processo e planejar com toda a comunidade acadêmica, e em diálogo permanente com a região na qual estamos nos inserindo, os novos rumos para a realização de nossos sonhos: por melhores condições de trabalho e pelo desenvolvimento educacional, social e cultural na região da fronteira. Foi com essa perspectiva que a chapa CONSOLIDAÇÃO conversou ao longo dessas duas semanas com as três categorias em todos os campi, com as diferentes unidades, com os diversos setores da reitoria e com a diretoria de um dos sindicatos, SESU/ UNIPAMPA, conforme a seguinte agenda: São Gabriel - 04 de julho; Jaguarão - 06 de julho; Bagé - 07 de julho; Dom Pedrito - 08 de julho; São Borja - 11 de julho; Itaqui- 12 de julho; Uruguaiana - 13 de julho; Alegrete - 14 de julho; Caçapava do Sul e Santana do Livramento - 15 de julho; Setores da Reitoria e diretoria do SESU/UNIPAMPA- 18 de julho. 

Nós, da chapa CONSOLIDAÇÃO, agradecemos os questionamentos, as sugestões e as observações apresentadas por esta comunidade acadêmica na primeira etapa da campanha, pois a partir dos diálogos conseguimos ter uma visão mais ampla e profunda das vivências e expectativas de cada unidade. Das diversas contribuições, observamos recorrências que marcam a todos nós: dúvidas sobre a estrutura proposta, tais como a unidade multicampi, pro-reitorias itinerantes, núcleos de apoio, procedimentos administrativos; a convicção da necessidade de ampliar o diálogo entre as diferentes unidades da instituição e a certeza de que queremos seguir construindo a UNIPAMPA. Cientes de que as problematizações levantadas serão assumidas e incorporadas a nossa proposta de trabalho para a CONSOLIDAÇÃO da UNIPAMPA agradecemos as contribuições e convidamos a todos para ampliar esse processo na segunda rodada que faremos nos campi ao longo do mês de agosto. A agenda, trabalhada com os comitês de apoio nos campi, será enviada a todos. Juntem-se a nós, também, integrando os comitês e nos acompanhando pelo twitter e facebook.