Plano de Gestão

[Download do PDF]

A comunidade acadêmica concebeu que a UNIPAMPA como instituição social, comprometida com a ética, fundada em liberdade, respeito à diferença e solidariedade é bem público que se constitui como lugar de exercício da consciência crítica, no qual a coletividade possa repensar suas formas de vida e sua organização política, social e econômica.

Essa mesma comunidade apontou que uma universidade assim concebida não se restringe apenas à formação profissionalizante, mas se firma em uma proposição humanística e generalista, assumindo o compromisso com o direito à vida e promovendo a ética em todas as suas práticas.

Afirmou também que a UNIPAMPA, considerando sua natureza plural, mas jamais neutra, conduzirá seu projeto de consolidação a partir de escolhas orientadas pelo compromisso social de promover uma sociedade justa.

Essa Instituição, orientada pelos princípios acima expostos, dá início a mais um momento significativo de sua história: a eleição dos dirigentes Reitor e vice-reitor que, legitimados pelo voto, assumirão o compromisso e a responsabilidade de conduzir a universidade para a sua consolidação.

A tarefa de fazer uma universidade multicampi é extremamente complexa e exigente, que só se torna possível realizando-a coletivamente. As experiências vividas e partilhadas nos animam e reforçam a certeza de que temos uma comunidade com múltiplas e valiosas competências, e fortemente comprometida com a construção da Universidade.

Com essas condições, acreditamos que podemos avançar organicamente na consolidação da UNIPAMPA.
Não começaremos do zero. Em quase cinco anos de existência, e de apenas três anos de autonomia, pelo dedicado trabalho de todos, avançamos de modo significativo na construção de condições de trabalho e de estudo, embora saibamos que temos muito ainda a avançar e para isso torna-se indispensável o trabalho coletivo.

Assumimos o compromisso em dedicar o melhor de nossas capacidades na valorização da comunidade acadêmica, para que venha contribuir com a riqueza de sua diversidade na construção de melhores condições de trabalho e de estudo, visando também à qualidade de vida de nossa sociedade.

Reafirmamos nosso compromisso com a democracia e trabalharemos para fortalecê-la, seja no respeito às diferenças, no cumprimento das decisões dos colegiados instituídos e no diálogo com as categorias da comunidade universitária, reconhecendo a legitimidade de suas representações.

Com esses compromissos, trabalharemos para:

1. fortalecer e consolidar a concepção multicampi da UNIPAMPA através da equalização das condições de trabalho e de estudo em toda a Universidade, bem como trabalhar pela ampliação da autonomia de gestão orçamentária para os Campus;

2. realizar permanente adequação do quadro de pessoal docente e técnico-administrativo em educação, às necessidades institucionais;

3. fortalecer a assistência estudantil, ampliando-a e buscando compatibilizá-la com as necessidades de nossos alunos;

4. buscar os recursos para a consolidação, manutenção e crescimento da UNIPAMPA;

5. consolidar a Universidade ampliando a área física: laboratórios, bibliotecas, infraestrutura de informação e comunicação, de forma a compatibilizá-la com a qualidade acadêmica e de gestão almejada;

6. ampliar a qualidade da gestão a partir da definição e unificação dos processos acadêmicos e administrativos;

7. disponibilizar amplamente informações pertinentes à tomada de decisões pelos gestores e à prestação de contas para os órgãos governamentais;

8. consolidar ferramentas e soluções tecnológicas capazes de prover meios de comunicação digital confiáveis, eficientes e seguros, e acesso contínuo e ininterrupto a serviços e sistemas internos e externos;

9. qualificar os processos de Comunicação interna e externa da instituição;

10. implementar o Projeto Institucional atual e organizar o processo de construção participativa do novo projeto que vigorará a partir de 2014;

11. integrar-nos a diferentes setores da sociedade com ações articuladas que promovam o desenvolvimento regional sustentável;

12. fortalecer as relações institucionais da UNIPAMPA, no âmbito regional, nacional e internacional, especialmente com os países do cone sul.


Políticas


Política de Ensino
Cientes de que o ensino assume papel primordial na formação acadêmica, profissional e nas relações da Universidade com a sociedade, dando ênfase à qualificação dos cursos de graduação, bem como na promoção dos programas de pós-graduação.

Ações
 Planejar ofertas de novos cursos de graduação, visando simultaneamente o atendimento das demandas sociais, a consolidação dos Campus e a racionalização dos recursos humanos e de infraestrutura.
 Fomentar e apoiar a criação de novos cursos lato sensu e stricto sensu que tenham o objetivo de formar recursos humanos qualificados para desenvolver pesquisa, tecnologia e inovação, e promover desenvolvimento regional.
 Implantar programa de doutorado.
 Concluir o processo de adequação dos Projetos Pedagógicos de Cursos ao Projeto Institucional da UNIPAMPA.
 Incentivar ações de inovação didático-pedagógicas e de avaliação voltadas ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas à inclusão social e à qualificação da formação acadêmica.
 Incluir a UNIPAMPA no rol de IES com acesso pleno ao Portal de Periódicos da CAPES.
 Incentivar e viabilizar o uso de ferramentas de ensino a distância (EaD) na instituição, como forma de inclusão de pessoas, de disseminação do conhecimento institucional entre todos os Campus e o aumento da oferta de componentes curriculares aos alunos.
 Promover maior inserção dos cursos na sociedade a partir do desenvolvimento de atividades técnicas, científicas, culturais e sociais nas comunidades.
 Criar programas de premiação para discentes com destacado aproveitamento, além de incentivar o ingresso em programas de mestrado.
 Criar um núcleo multicampi de idiomas para a capacitação da comunidade acadêmica.

Política de Pesquisa
Com o objetivo de promover, ampliar e consolidar atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas na UNIPAMPA que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional, em diferentes áreas do conhecimento assumimos a construção de uma política de pesquisa.

Ações
 Dar continuidade à implantação e aperfeiçoamento da infraestrutura que subsidie a pesquisa.
 Incentivar a formação de grupos de pesquisa que promovam a interação entre docentes e discentes bem como valorizar ações já desenvolvidas na instituição.
 Dar continuidade a busca de apoio financeiro em órgãos de fomento nacionais e internacionais para implantação de infraestrutura de pesquisa, bem como incrementar o número de bolsas de iniciação científica.
 Incentivar ações voltadas às atividades que possam resultar em inovação tecnológica.
 Constituir o Núcleo de Inovação Tecnológica.
 Fomentar as atividades de pesquisa e inovação tecnológica com vistas a desenvolver o Parque Tecnológico do Pampa e o Centro de Interpretação do Pampa, fortalecendo suas concepções multicampi.
 Fomentar a interação entre grupos de pesquisa da instituição com diferentes setores as sociedade.
 Promover fóruns de discussão envolvendo os grupos de pesquisa.

Política de Extensão
Reconhecida como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, a Extensão Universitária orienta-se pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

Ações
 Apoiar ações que identifiquem demandas e atividades de setores sociais da Metade Sul e região da Fronteira Oeste do Rio Grande do sul.
 Estruturar um Programa de Formação de Extensionistas, oferecendo capacitações periódicas aos servidores e estudantes da UNIPAMPA.
 Qualificar os processos administrativos da Extensão a partir da institucionalização de procedimentos e de capacitação técnica que favoreçam o desenvolvimento de ações.
 Ampliar a política de captação de recursos externos junto aos órgãos de fomento, aumentando desta maneira o número de bolsas de extensão.
 Instituir um espaço regular de comunicação para a divulgação das ações de extensão desenvolvidas, bem como de demandas de diferentes setores da sociedade, a fim de dar visibilidade ao trabalho e promover novas ações.
 Fomentar a criação de componentes curriculares em ações de extensão integradas aos currículos dos cursos de graduação.
 Reconhecer horas de integralização curricular pela atuação em projetos e/ou programas de extensão.
 Fomentar programas, projetos, eventos, avaliações, implementação de políticas demandadas pela Educação Básica.

Política de Assistência Estudantil
A Assistência Estudantil desenvolve uma política cujos princípios e diretrizes norteiam as ações para a garantia do acesso, da permanência e da conclusão de cursos de graduação e pós-graduação dos estudantes da UNIPAMPA, na perspectiva da inclusão social, formação acadêmica ampla, produção do conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, auxiliando assim na construção de uma sociedade mais justa.

Ações
 Buscar soluções para ampliar recursos à Assistência Estudantil da UNIPAMPA.
 Definir dotação orçamentária anual, própria da UNIPAMPA, para assistência estudantil.
 Ampliar o programa PBDA, com bolsas destinadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão, dando continuidade à integração das áreas acadêmicas e atualizando os valores das bolsas, seguindo os reajustes dos órgãos de fomento.
 Elevar os valores dos auxílios de bolsas permanência: transporte, moradia e alimentação.
 Buscar soluções para moradias estudantis nos dez Campus: construção, locação, aquisição e outras.
 Buscar soluções para alimentação dos estudantes nos dez Campus: restaurantes universitários, subsídio para refeições, parcerias com outras instituições.
 Expandir programas e projetos de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento acadêmico.
 Implantar programas e projetos de atividades de esporte, cultura, lazer e complementação da formação acadêmica em cursos de idiomas e inclusão digital, a partir das demandas dos Campus.
 Consolidar o Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NUDES - como referência ao atendimento pedagógico e psicossocial aos estudantes, nos Campus.
 Ampliar o apoio aos eventos acadêmicos e ao assessoramento às representações estudantis.

Política de Gestão de Pessoal
A promoção e valorização dos servidores, a gestão participativa na política de pessoal bem como a adequação do quadro de servidores às demandas institucionais são as diretrizes da política de gestão de pessoal.

Ações
 Continuar o trabalho de implementação dos programas que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoal.
 Implementar o programa de qualidade de vida no trabalho.
 Fortalecer o comitê institucional e os comitês locais de política de pessoal.
 Promover políticas de valorização dos servidores na instituição.
 Criar programas de formação docente em tecnologias e práticas de EaD, com vistas a fomentar a inserção de componentes curriculares dessa modalidade nos cursos da Universidade.
 Estabelecer políticas, critérios e planos de qualificação docente, visando à formação e à qualificação de doutores.
 Promover programas de capacitação continuada para atualização didático-pedagógica do corpo docente e técnico, institucionalizando e valorizando novas práticas docentes com vistas ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
 Capacitar servidores da UNIPAMPA na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).
 Promover a capacitação pedagógica para atendimento a portadores de necessidades educacionais especiais
 Apoiar a busca de direitos dos servidores, tal como o adicional de penosidade.
 Buscar aumento do número de CDs e FGs e equalizar sua distribuição.

Política de Infraestrutura
A consolidação e melhoria da infraestrutura, a partir da construção de novas edificações e da revitalização daquelas que compõem o patrimônio da UNIPAMPA, é primordial para garantir melhores condições de humanização dos espaços de trabalho, estudo, cultura e lazer.

Ações
 Construir e adequar da infraestrutura física das unidades, para o atendimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
 Criar espaços de cultura, de esporte, de lazer, bem como de auditórios para eventos acadêmicos nos Campus.
 Criar condições adequadas de acesso aos portadores de necessidades especiais nas diversas dependências da universidade.
 Criar Plano Diretor e Plano estratégico plurianual da infraestrutura da UNIPAMPA, para regular a gestão dos espaços físicos levando em consideração as ações de preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Política de Comunicação
Com vistas a aprimorar e redimensionar os processos de informação e interação com a comunidade acadêmica e com a comunidade externa buscaremos consolidar a infraestrutura do sistema de comunicação da UNIPAMPA.


Ações
 Qualificar o site da universidade.
 Implantar rádio web.
 Buscar inserção de coluna semanal em jornais das diferentes cidades em que a UNIPAMPA está inserida.
 Fomentar e apoiar a participação dos Campus em programas de rádio locais.
 Criar estratégias de divulgação da agenda acadêmica: eventos institucionais, encontros estudantis, manual do estudante.
 Apoiar a implantação de Editora da UNIPAMPA.
 Iniciar estudo de viabilidade de uma TV Educativa.
 Planejar e organizar o registro da memória de construção da UNIPAMPA.

Assim, tendo ingressado e assumido responsabilidades de gestão na UNIPAMPA desde suas origens nós, da chapa ConsolidAção, reafirmamos nosso compromisso com a comunidade acadêmica e com os demais setores da sociedade a fim de contribuir na formação de pessoas e na construção do conhecimento, com o firme propósito de atuar para a diminuição das desigualdades sociais.